quarta-feira, 30 de junho de 2010

Led Zeppelin sendo processado por plágio

ledzeppelin2

Dazed and Confused, clássico do primeiro disco do Led Zeppelin, de 1969, que virou até nome de filme, na realidade é um cover.

Isto não é novidade, esta informação circula há muitos anos, porém só agora o autor da canção, Jake Holmes (de 70 anos), resolveu processar a banda.

Holmes, artista Folk/Pop americano, compôs e gravou a música em seu primeiro disco, em 1967 . Na época, Jake fez um show de abertura para os Yardbirds, grupo em que Jimmy Page tocava, e logo depois viraria o Led Zepellin. Nesta ocasião, o guitarrista teria conhecido a canção de Holmes e posteriormente resolveu gravá-la, mas não foram dados os devidos créditos ao autor.

Esta não é a primeira vez que o Led Zeppelin sofre este tipo de acusação, a banda já teria deixado de creditar Travelling Riverside Blues, do bluesman americano Robert Johnson. Até o mega sucesso Stairway to Heaven, teria sido inspirada em Taurus, música do primeiro disco do grupo americano Spirit, de 1968.

Segundo o jornal inglês The Guardian, Jake Holmes não deixou claro porque esperou 40 anos para entrar com o processo de plágio. Ele teria direito de receber agora apenas os royalties pelos últimos três anos, algo em torno de 150 mil dólares.
Abaixo o video da musica Dazed and Confused que o Led Zeppelin plagiou.



Abaixo dois video com todas as musicas em que o Led Zeppelin foi acusado e processados por plagio, eles foram processados muitas vezes por plagio, como vocês podem ver nos videos abaixo. E o terceiro video é da musica taurus da Banda Spirit que o Led Zeppelin também foi acusado de plagiar.









Fonte: http://kissfm.com.br/noticias/led-zeppelin-sendo-processado-por-plagio/
Blog Widget by LinkWithin

8 comentários:

  1. O Yardbirds tambem regravou essa musica, so nao sei se eles tambem deixaram de dar os devidos creditos para o compositor da musica.
    Mas mesmo assim, plagiada ou nao,as musicas do Led Zeppelin sempre serao f*das (nao ha outra palavra que as descreva)

    ResponderExcluir
  2. Não é plágio,Jimmy Page era o guitarrista do Yardbirds, como vocês podem ver nesse video... A não ser que ele tenha plagiado ele mesmo!..uhauhauhauhuha
    ele mudou completamente a letra da música, a melodia e os arranjos foram feitas por ele, portanto não houve plágio.

    ResponderExcluir
  3. Por favor se por acaso for escrever alguma crítica, pelo menos de-se ao trabalho de escrever o nome da banda corretamente: é Led Zeppelin, e não "Led Zepellin", ok?!

    ResponderExcluir
  4. correção: a musica do Spirit se chama "Taurus" e não "Tarkus".

    ResponderExcluir
  5. Lorota!
    Pq só depois de trocentos anos o tal Holmes veio reclamar a música??
    E Starway to Heaven!??? Pelo amor né.

    ResponderExcluir
  6. ¬¬
    travelling riverside blues nao eh plagio!!!!!!!!

    nao tem nada a ver uma musica com a outra, tirando o nome, e a famosa frase do limao

    ResponderExcluir
  7. Thiago

    Obrigado pela correção eu vou alterar na postagem.

    ResponderExcluir
  8. Cara nada é plágio, eles nunca negaram fazerem versões de blues, e qualquer um que conheça blues sabe que eles usam trechos das letras... Mas o som deles é completamente original, daí eles assinavam o nome deles na musica... Só que as pessoas acham ser plágio sendo que isso é comum no blues, um artista compor, e a musica não ser mais dele, a musica dele passar ser tocada por outros artistas, a qualidade no blues estava em como o artista expressa a musica e não como compõe.. Algo explica isso eh os próprios artistas que led faz homenagem tambem serem plagiadores...

    ResponderExcluir