segunda-feira, 4 de abril de 2011

Mesmo com sinais da idade, Ozzy encanta 30 mil ‘súditos’ do metal

Ao final de cada uma das 15 músicas tocadas no show da noite de sábado (2) em São Paulo, Ozzy Osbourne pedia que o público (30 mil, segundo os organizadores) aplaudisse a banda e gritava “não consigo ouvi-los”. Tudo era parte do espetáculo fantástico que o grande showman apresenta, com uma enorme capacidade de empolgar sua “torcida” de camisetas pretas, mas ao observar a movimentação e o comportamento do vocalista no palco, é impossível não perceber que o “não ouvir” pode ser também um símbolo de que o tempo passou, e o “príncipe das trevas” está velho.

Os ombros curvados, a cabeça baixa e os passos curtos já são conhecidos do público e fazem parte da personalidade cativante do ex-vocalista do Black Sabbath, mas agora a idade (62 anos) aparece mais evidente em toda a apresentação.

Ozzy parece cada vez mais cansado, demora um pouco a pegar o ritmo de algumas músicas, e em alguns momentos parece apenas murmurar as letras das suas canções. Além disso, seus pulos ao microfone e corridas ao longo do palco são cada vez menos frequentes. Isso sem contar os quase 15 minutos em que o cantor descansa e deixa que sua banda toque a instrumental Rat Salad e façam suas piruetas de guitarra e bateria

Claro que isso em nada afeta o grande culto ao metal que é seu show. Cerca de 30 mil devotos de Ozzy lotaram a arena montada no Anhembi, cantaram juntos as músicas e pularam de forma quase ininterrupta, apesar da forte chuva que caiu no local. Ninguém parecia se importar, e o show de fato não perdeu sua força. Mesmo com as limitações da idade, Ozzy ainda faz um show excelente, com um repertório animado e recheado de clássicos da sua carreira solo e do Black Sabbath.

O cansaço não faz dele uma marionete, entretanto, e ele continua tendo forte e essencial presença de palco, conquistando o público com seus gestos e gritos. Mesmo sem a mesma energia do passado, ele ainda consegue fazer um show excelente e muito empolgante.
Ele não precisaria nem cantar canções como War Pigs e Crazy Train, por exemplo, que só ao aparecer no palco enquanto sua excelente e jovem banda tocava já valeria a pena para os fãs, emocionados de ver esses clássicos e outros como Iron Man, Paranoid, Shot in the Dark e Bark at the Moon (a primeira da noite). E ele ainda faz bem mais de que aparecer e cantar, jogando espuma na plateia com uma mangueira e água de baldes, gritando e chamando palmas e gritos do público.

O próprio Ozzy admitiu ironicamente no final da última semana, em entrevista coletiva, que estar vivo ao final da turnê pelo Brasil seria um milagre. Depois de tantas histórias de exagero de drogas e maluquices no palco ao longo de sua carreira, é realmente um milagre que ele continue se apresentando com tanta regularidade. Os sinais da idade são apenas um detalhe quase imperceptível na história desse "pai do heavy metal", e é provável que mesmo assim ainda venham muitos e bons shows do velho Ozzy pela frente.

Serviço:
Ozzy se apresenta nesta semana em Brasília (dia 5), Rio de Janeiro (dia 7) e Belo Horizonte (dia 9).


Fonte:  http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2011/04/mesmo-com-sinais-da-idade-ozzy-encanta-30-mil-suditos-do-metal.html

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário