quarta-feira, 14 de março de 2012

Resenha de Requiem For The Indifferent o novo cd do EPICA



O EPICA, desde sua formação, em 2002, vem alcançando grande destaque, sempre lançando ótimos registros, tendo como ponto forte os excelentes vocais de Simone Simons. E depois do excelente “"Design Your Universe", lançado em 2010, um de seus melhores registros até então, repleto de peso e belas melodias, a banda chega a este “Requiem For The Indifferent”, mostrando que ainda continua evoluindo, e mantendo-se como uma das grandes bandas de sua geração.

O disco mantém a pegada mais pesada do trabalho anterior (embora em doses menores), e ainda acrescenta mais elementos progressivos e intrincados em suas composições, que estão mais técnicas e épicas do que nunca. Além disso, o trabalho de vozes no disco é fantástico, tanto nos momentos de alternâncias entre os vocais suaves de Simone (que esta em sua melhor fase) e os guturais do guitarrista e líder Mark Jansen, como nos belíssimos corais que abundam durante todo o material.



Além disso, devido a toda a complexidade envolvida, é um disco menos direto, o que talvez demande mais audições para que seja possível se perceber todos os elementos nele contidos, embora logo de cara já sejam perceptíveis que se trata de algo especial.

“Monopoly On Truth”, que abre o disco após a introdução “Karma”, é um bom exemplo de como a banda evoluiu, sendo uma música madura, repleta de peso e belas melodias e coros vocais de deixar qualquer um impressionado, sendo um dos grandes destaques do trabalho.

Outras que merecem destaque são “Delirium”, uma belíssima balada que, mais uma vez, conta com um trabalho de vozes espetacular, e com Simone trazendo forte carga emotiva em sua interpretação; “Infernal Warfare”, com um belo contraste entre passagens épicas e riffs pesados e intrincados; “Requiem For The Indifferent”, com passagens muito cativantes, e mais um trabalho vocal de destaque, e guitarras muito bem estruturadas; e “Serenade of Self-Destruction”, que encerra a versão normal do disco (na versão especial há ainda a faixa “Twin Flames” como bônus) com todos os elementos característicos da banda, e deverá ser uma das preferidas dos fãs.

Como dito, portanto, “Requiem For The Indifferent” não é um disco de tão fácil assimilação como seu anterior, mas que após algumas audições mais apuradas, se revela um dos melhores trabalhos da excelente carreira do EPICA.

Requiem For The Indifferent - Epica
(2012 – Nuclear Blast - Importado)

Track List:

01. Karma (1:33)


02. Monopoly On Truth (7:11)


03. Storm the Sorrow (5:12)


04. Delirium (6:08)


05. Internal Warfare (5:13)


06. Requiem For The Indifferent (8:34)


07. Anima (1:25)
08. Guilty Demeanor (3:22)


09. Deep Water Horizon (6:33)


10. Stay The Course (4:25)


11. Deter the Tyrant (6:38)


12. Avalanche (6:53)


13. Serenade Of Self-Destruction (9:55)


14. Twin Flames (Soundtrack Version) (Bonus Track) (5:02)
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário