domingo, 21 de fevereiro de 2010

A três décadas o AC/DC perdia o lendário vocalista Bon Scott

Há exatos 30 anos morreu o maior vocalista da história do rock, título dado pela revista britânica Classic Rock, referência no estilo. Hoje, o nome de Bon Scott, pode não soar tão familiar quanto o de um Bono Vox da vida. Mas ecos do falecimento do escocês certamente já repercutiram nos seus tímpanos. 

Scott faleceu aos 33 anos, logo depois do primeiro grande sucesso do AC/DC, o disco Highway to Hell, primeiro do grupo a entrar para o top 20 da parada norte-americana. O conjunto australiano nem tirou proveito do sucesso do trabalho e emendou uma homenagem ao vocalista cinco meses depois, Back in Black. E o álbum de capa preta só perde em vendagem de discos para o imbatível Thriller, de Michael Jackson – 110 milhões de cópias contra 49 milhões. 

B
on Scott não era reconhecido pela técnica apurada, mas era uma voz que encaixava perfeitamente no hard rock do AC/DC. Escrever sobre mulheres, carros e bebidas deu aquele empurrão no carisma natural do vocalista para fazer valer a apuração da Classic Rock, que o coloca à frente de nomes como os de Freddie Mercury (Queen) e Robert Plant (Led Zeppelin). 


As causas da morte não foram claramente reveladas. Um boletim médico registra “morte por envenenamento alcoólico”, após noite de bebedeira em uma casa noturna de Londres, na Inglaterra. Há boatos de sufocamento pelo próprio vômito, também por causa da bebida. Mas o fato é que ele foi deixado desmaiado no carro de um amigo durante uma gelada madrugada londrina, o que coloca hipotermia no radar de suspeitas. 

Nos seis anos anteriores, Scott fez turnês com o grupo embalado pelos clássicos discos High Voltage, Dirty Deeds Done Dirty Cheap, Let There Be Rock, Powerage eHighway to Hell. Músicas de todos os cinco estão no repertório atual do AC/DC, que passou pelo Brasil em dezembro. O grupo conseguiu lotar o estádio do Morumbi, em São Paulo, de alucinados por rock. 


A banda e o vocalista que o substituiu, Brian Johnson, mostram até hoje carinho com o escocês em todas as entrevistas. Tanto que na apresentação desta quinta-feira (18), em Sydney, na Austrália, para 70 mil pessoas, os telões mostraram fotos de Scott em homenagem às três décadas de falecimento durante a música High Voltage.



Abaixo três classicos do AC/DC os dois primeiros cantados por Bon Scott highway to hell, Jailbreak e o ultimo é Hells Bells cantada por Brian Johnson vocalista que substituiu Bon Scott. 


highway to hell





Jailbreak





Hells Bells ao vivo em São Paulo cantada por Brian Johnson vocalista que substituiu Bon Scott





Fonte:http://entretenimento.r7.com/musica/noticias/ha-30-anos-ac/dc-perdia-o-vocalistabon-scott-o-maior-da-historia-do-rock-20100219.html
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário