segunda-feira, 17 de maio de 2010

Morre Ronnie James Dio, ídolo do heavy metal


Ronnie James Dio morreu na manhã deste domingo (16), aos 67 anos, de câncer no estômago. Ícone do heavy metal, ele foi vocalista das bandas Dio, Black Sabbath e Rainbow.


A notícia da morte foi divulgada pela mulher do músico, Wendy. “Hoje meu coração está partido, Ronnie se foi às 7h45”, contou no site oficial do artista. "Muitos de nossos amigos e familiares puderam se despedir antes que ele se fosse em paz. Ronnie sabia que era muito amado por todos", completa.

Amigos e colegas de Dio, lamentaram sua morte.
“Eu sei que tive sorte em conhecer Ronnie, um dos caras mais legais do nosso meio, sem dúvida”, diz Kerry King, guitarrista do Slayer, em entrevista à MTV norte-americana. “Todos vão sentir falta dele. Poucas pessoas conseguiam carregar uma música como Dio, literalmente exigindo a sua atenção enquanto ele recriava sem esforço as coisas incríveis que havia gravado nos seus discos”.


Geezer Butler, baixista do Black Sabbath, colocou uma foto do cantor em seu site oficial, acompanhada da mensagem “adeus, meu bom amigo”. Lars Ulrich, baterista do Metallica, publicou uma carta aberta no site do grupo em que diz que o vocalista foi uma das “principais razões” por ele ter entrado para o mundo da música.




Ulrich lembra ter conhecido Dio em 1976, quando tinha 12 anos, após um show do Rainbow na Dinamarca. “Eu estava no topo do mundo, inspirado e pronto para tudo”, conta o músico, que lembra ter conseguido um autógrafo e uma fotografia com o ídolo na ocasião.




Scott Ian, guitarrista do Anthrax, disse que Dio “era o cara mais legal do metal. Durante uma turnê com ele, todo dia ele tinha uma frase bacana, um sorriso e um tapa nas costas. Eu me sinto honrado de ter apertado a mão dele, que dirá poder ter dito que fomos amigos”.


Charlie Benante, baterista do Anthrax, afirma que Dio “foi um instrumento dado por Deus. Ele era um verdadeiro metaleiro e o criador do símbolo do metal. Ele era divino”.


A notícia de que o roqueiro estava com câncer foi anunciada em novembro de 2009. Ele iniciou o tratamento com a doença ainda no estágio inicial e havia diminuído o número de show nos últimos meses.



Dio começou sua carreira nos anos 70, como cantor e baixista da banda Elf, com a qual gravou três álbuns. Mais tarde, mudou para o grupo Rainbow, a convite de Ritchie Blackmore (ex-Deep Purple).


O roqueiro também foi vocalista do Black Sabbath, com quem gravou quatro álbuns, incluindo clássicos como "Heaven and Hell" e "Mob rules". Dio substituiu Ozzy Osborne, que deixou o grupo em 1979.




'Chifrinho'



Dio ajudou a criar uma das maiores tradições do heavy metal. No documentário "Metal - a headbangers journey" ele é citado como um dos inventores do "chifrinho" feito com as mãos, imitado por fãs do gênero no mundo inteiro. Segundo ele, o símbolo era usado por sua avó italiana, e servia para afastar (ou provocar) o "mau olhado".


O cantor esteve no Brasil há exatamente um ano. Na madrugada de 16 de maio de 2009, o roqueiro subiu no palco do Credicard Hall, em São Paulo, junto com sua banda, Heaven & Hell, que contava com o guitarrista original do Black Sabbath Tony Iommi, tocando um repertório que incluía músicas novas e faixas da fase em que Dio comandou os vocais do Sabbath

Abaixo varios videos de diversas fases da carreira grandiosa de  Ronnie James Dio o primeiro é Heaven and Hell do Black Sabbath o segundo é Man On The Silver Mountain do Rainbow o terceiro é Holy Diver de sua carreira solo e o ultimo é um cover do Aerosmith Dream on que ficou melhor que a versão original.









Fonte: http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2010/05/morre-ronnie-james-dio-idolo-do-heavy-metal.html
http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2010/05/metaleiros-homenageiam-o-cantor-ronnie-james-dio.html
Blog Widget by LinkWithin

Um comentário:

  1. O Dio foi um dos melhores vocalistas da historia do Rock, este é um dia triste para a historia do Rock.

    ResponderExcluir