quarta-feira, 27 de junho de 2012

Polícia russa prende fãs do grupo punk Pussy Riot após protesto


A polícia russa prendeu 15 fãs da banda punk de mulheres Pussy Riot nesta quarta-feira (20) por protestarem contra a detenção de três das suas integrantes que invadiram uma catedral e cantaram uma canção de protesto contra o presidente Vladimir Putin.

Os 15 homens e mulheres foram presos por violação da ordem pública quando uma multidão de cerca de 300 assobiaram e gritaram "Liberdade" do lado de fora de um tribunal de Moscou antes de uma audiência em que a detenção das integrantes da banda provavelmente seria prorrogada. "Eles estão violando nossos direitos constitucionais", gritou uma mulher antes de ser arrastada para um carro da polícia.

Não houve brigas, mas a multidão segurava faixas exigindo a libertação das três mulheres por causa da performance improvisada em vestidos curtos e máscaras coloridas no altar da Catedral Cristo o Salvador, em Moscou.


A interpretação de uma oração punk chamada "Santa Mãe, jogue fora Putin!" foi um protesto contra a estreita relação entre Putin e a Igreja Ortodoxa, que o apoiou na eleição presidencial que ganhou em março.

O apoio da Igreja a Putin, cujo regime tem sido descrito pelo chefe da Igreja Ortodoxa Russa como um "milagre de Deus", provocou a ira de muitos membros do movimento de protesto anti-Putin que surgiu nos últimos sete meses.

Maria Alekhina, Nadezhda Tolokonnikova e Yekaterina Samutsevich podem pegar até sete anos de prisão por vandalismo durante um ato que ofendeu alguns fiéis russos ortodoxos.

Os advogados de defesa das mulheres presas veem o caso como político e disseram apresentaram um recurso contra sua detenção perante o Tribunal Europeu de Direitos Humanos na terça-feira.





Fonte: http://g1.globo.com/pop-arte/musica/noticia/2012/06/policia-russa-prende-fas-do-grupo-punk-pussy-riot-apos-protesto.html
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário