O anunciado protesto contra a banda U2 no festival Glastonbury, na Inglaterra, terminou em confusão, relatou na noite desta sexta-feira (24) o site do jornal britânico "Telegraph". Segundo a publicação, minutos após a música "Until the end of the world", um grupo de cerca de 30 pessoas foi impedido à força por seguranças de soltar um balão de cerca de 6 m de altura com os dizeres: "U pay your tax 2" (um trocadilho com nome do U2 que, em português, corresponderia a algo como "pague seus impostos você também").
Parte dos manifestantes, que integram um grupo que se autodenomina Art Uncut, sustenta que Bono e o U2 agem mal ao transferir algumas de suas operações financeiras da Irlanda para a Holanda, numa suposta tentativa de reduzir pagamento de impostos. Para o grupo, a banda deveria se dispor a pagar impostos plenos em seu próprio país, principalmente agora, quando a Irlanda enfrenta sérias dificuldades financeiras.
Segundo o repórter do "Telegraph", 10 seguranças do evento se atracaram violentamente com os manifestantes logo depois que eles inflaram o balão para soltá-lo sobre a multidão de cerca de 50 mil pessoas. A reportagem afirma que, após a luta, os seguranças esvaziaram o balão e o confiscaram. Não houve prisões, também segundo o jornal.
Apesar dos protestos, a apresentação do U2 era uma das mais esperadas da noite no Palco Pyramid. Em 2010, a banda estava escalada para tocar em Glastonbury mas teve de cancelar em cima da hora por conta de problemas nas costas do vocalista Bono.
Sem a parafernália hi-tech da turnê 360, que passou recentemente pelo Brasil, o show desta sexta no festival ocorreu debaixo de muita chuva. O repertório trouxe sucessos de toda a carreira dos irlandeses, como "One", "Where the streets have no name", "I still haven't found what I'm looking for", "Beautiful Day", "Vertigo" e "Sunday bloody Sunday".
Fonte: http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2011/06/protesto-contra-u2-em-festival-termina-em-confusao-diz-jornal.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário